segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Nampula exporta 200 toneladas de soja


O REINO da Noruega vai importar este ano cerca de duzentas toneladas de soja, a partir da província de Nampula, avaliadas em 2.5 milhões de meticais valor que vai reverter a favor dos produtores daquela cultura de rendimento, cuja produção começa a ganhar muita notoriedade a nível dos distritos do interior, nomeadamente Malema e Ribáuè.


Esta informação foi avançada por Moisés Raposo, gerente da Empresa de Comercialização de Insumos e Produtos Agrícolas de Nampula IKURU, que esta semana vai rubricar com a União das Cooperativas da Noruega, KF, um acordo com prazo indefinido, visando a compra de soja produzida através de métodos orgânicos, ou seja que não envolve a aplicação de pesticidas.

O acordo em refer|encia prevê o fornecimento de sementes melhoradas de soja por parte da KF aos produtores que neste momento praticam e que mostram interesse em praticar aquela cultura a nível dos distritos de Malema e Ribáuè na província de Nampula, Cuamba e Gurué, nas vizinhas Niassa e Zambézia, respectivamente.

Com sementes melhoradas de soja, a produção tem estado a registar subidas de cerca de 800 quilogramas para 1,5 tonelada por hectare. Os índices de produtividade permitem não somente o cumprimento das metas de produção destinada à exportação, como para elevar os níveis de rendimento financeiro a favor dos produtores envolvidos na prática daquela cultura.

De acordo com Moisés Raposo, nas regiões supracitadas assiste-se nos últimos três anos a um envolvimento forte dos produtores para a prática de soja, aparentemente pela garantia existente de mercado visando a colocação do produto a preços favoráveis comparativamente ao esforço despendido.

O preço de mercado actualmente em vigor no processo de comercialização de soja situa-se em 12,50 meticais o quilograma, valor que vai ser adicionado 75 centavos como forma de estimular o produtor.

Estima-se em três mil toneladas a produção de soja conseguida na última safra nos distritos de Malema e Gurué, contra as cerca de trinta colhidas na safra 2003/2004, quando o cultivo daquele produto foi relançado numa iniciativa do Governo e seus parceiros que disponibilizaram sementes e outros insumos agrícolas para os camponeses do sector familiar.

Nenhum comentário: