segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Moçambicanos desaparecem de uma prisão sul-africana

Prisao de Robben Island onde esteve encarcerado Nelson Mandela

Os referidos indivíduos haviam sido detidos quando transportavam 5 kg de ouro bruto
Quatro indivíduos, dos quais dois moçambicanos, um tanzaniano e um congolês, que se encotravam presos numa cadeia em Vereening (90 km a sul de Joanesburgo), por posse ilegal de cerca de cinco kilogramas de ouro bruto, evadiram-se da prisão, na madrugada de ontem, em circustâncias estranhas, disse o porta-voz da polícia em Vereening, Jimmy Dhlamini, à nossa reportagem.


Trata-se dos moçambicanos Sebastião Trinta e Afonso Trinta ambos irmãos de de 34 e 30 anos de idade respectivamente, Patrick Marie, congolês de 28 anos de idade e John de 36 anos de idade, de nacionalidade tanzaniana.

Os foragidos que se encontravam detidos em celas especiais, terão fugido em circustâncias misteriosas, dado que não houve tumultos que pudessem facultar a saída daqueles, o que deixa fortes suspeitas de que os indivíduos teriam saído em estreita colaboração com os agentes da polícia em serviço. Segundo Dhlamini, neste momento decorrem investigações para recapturar os foragidos. “Neste momento estamos em estreita sintonia com as autoridades policiais, nas fronteiras, por forma a se evitar a sua possível saída para fora do país”.

Dhlamini acrescentou que neste momento nenhum polícia foi preso, estando concetrados apenas na captura dos foragidos.

Contactado telefonicamente, o advogado que defende os fugitivos, Smilo Langa, escusou-se a comentar à volta do assunto em questão, alegando que ainda não tinha sido informado pela polícia, dando conta do desaparecimento dos seus clientes. “O que sei até este momento é que os meus clientes continuam ainda presos, agora se se evadiram da cadeia não sei, porque ninguém me informou nada ainda, por isso não sei nem posso fazer comentários”, disse.

Os foragidos foram detidos quando se faziam transportar numa viatura de marca Toyota Corrola, a caminho de Joanesburgo, na posse de 5 kg de ouro bruto

Fonte: O Pais

Nenhum comentário: