segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Estacionamento de viaturas : Município equaciona uso de parquímetros


O MUNICÍPIO de Maputo pretende introduzir o sistema de parquímetros na via pública para facilitar a gestão do estacionamento de viaturas nas zonas de maior congestionamento de trânsito na cidade. O projecto para tal será debatido na próxima sessão da Assembleia Municipal para efeitos de aprovação depois de ter sido apresentado às organizações da sociedade civil esta semana.

O sistema vai consistir na colocação de máquinas que vão controlar o tempo e o valor a ser pago pela permanência de viaturas na via pública. “É a partir dessas máquinas que os condutores vão saber qual o valor a pagarem pelo período em que os seus carros permaneceram estacionados na rua”, disse João Jorge Matlombe, vereador do Pelouro de Transportes e Trânsito.

Este sistema será instalado em duas etapas, a primeira designada zona A, que prevê a instalação de três mil parquímetros a partir da Avenida 24 de Julho até à baixa da cidade, na Avenida 25 de Setembro. A segunda, chamada zona B, engloba todos os bairros que se localizam do outro lado da Avenida 24 de Julho e que não terão sido abrangidos na primeira fase.

Matlombe acrescentou que o projecto vai organizar e gerir o estacionamento na via pública, disciplinar os automobilistas em relação a esta questão e ainda reduzir os problemas de congestionamento nas zonas críticas.

Para garantir o funcionamento normal do sistema, o vereador disse que os pavimentos estarão sinalizados e também será instalada a sinalização vertical para indicar o tempo máximo de permanência da viatura, findo o qual o proprietário da automobilista passará a pagar pelo estacionamento.

“O tempo máximo previsto para a permanência de um carro em determinado espaço será de duas horas e meia. Depois disso a pessoa será obrigada a pagar pelo estacionamento ou então retirar a sua viatura”, disse Matlombe, acrescentando que para o caso de automobilistas que trabalham na zona em referência será aberta a possibilidade de estes adquirirem cartões que lhes permitirão estacionar por um tempo indeterminado, apenas na área referenciada neste documento.

“Este cartão, que será de pagamento mensal, permite que as pessoas estacionem sem pagar imediatamente apenas no seu local para o qual requisitaram o cartão”, afirmou Matlombe, para quem este documento não dá direito a reservas de espaço para estacionamento.

O estacionamento poderá ser pago pelo sistema pré-pago e ainda pelo pagamento no local onde cada automobilista estacione.

Nenhum comentário: